COMENTÁRIO BÍBLICO DA SEGUNDA EPÍSTOLA DE JOÃO
1.1 O ancião à senhora eleita e a seus filhos, aos quais amo na verdade e não somente eu, mas também todos os que têm conhecido a verdade,
João se apresenta como “o Ancião” (ou presbítero), ele tinha a função de líder em determinada igreja ou comunidade Cristã. Ele se refere à destinatária como senhora eleita, provavelmente se referindo a uma igreja e seus membros. Ele se refere com muito amor a essa igreja, dizendo que a ama, não só ele, mas todos que conhecem a verdade, que é Cristo.
1.2 por amor da verdade que está em nós e para sempre estará conosco:
E por amor a Cristo que está em todo aquele que anda na verdade, ele continua a saudação à destinatária.
1.3 A graça, a misericórdia, a paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai, sejam convosco na verdade e caridade.
Como continuação do versículo 2, João saúda a igreja destinatária com a “A graça, a misericórdia, a paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai,” como de costume nas cartas do Novo Testamento.
1.4 Muito me alegro por achar que alguns de teus filhos andam na verdade, assim como temos recebido o mandamento do Pai.
João demonstra e registra a sua alegria por ouvir e até conhecer alguns membros da igreja destinatária que andam segundo Cristo, a verdade, e obedecem os mandamentos do pai.
1.5 E agora, senhora, rogo-te, não como escrevendo-te um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros.
João roga a igreja que guarde o mandamento que desde o princípio eles aprenderam com o seus pais segundo a lei, mas que por meio de Cristo foi exemplificado e resumido somente em um, que é o amor ao próximo (Mateus 22.39).
1.6 E a caridade é esta: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes: que andeis nele.
João reforça o seu pedido para que a igreja persevere nos mandamentos em que eles