Comensalidade atraves dos tempos
ESCOLA DE HOSPITALIDADE
CURSO DE GASTRONOMIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA ALIMENTAÇÃO E GASTRONOMIA
Nome aluno
TURMA:
ANÁLISE CRÍTICA DO ARTIGO CIENTÍFICO:
COMENSALIDADE ATRAVÉS DOS TEMPOS
1 – O Artigo aborda a comensalidade através dos tempos, alimentação e seus costumes, ritos, hábitos, desde seus primeiros registros na Idade Média até a atualidade, a Autora de forma clara e resumida, faz referência de alguns Autores de alto conceito sobre o assunto e deixa claro que independente de todas as mudanças e transformações ocorridas durante este espaço de tempo, afirma a necessidade da relação entre as pessoas envolvidas neste ritual da alimentação e além da expansão na área de gastronomia. Artigo direcionado a diversas áreas, ciências sociais, antropologia, nutrição, gastronomia, história, além de engrandecer o conhecimento de qualquer pesquisador.
2 - Autora Bruna Delchiaro Nieble, Mestranda em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui graduação em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo (2005) e pós-graduação em Padrões Gastronômicos pela Universidade Anhembi Morumbi (2007). Já trabalhou em todas as áreas da nutrição, mas tem como estudo direcionado a gastronomia e a comensalidade. Atualmente é professora de artes culinárias. Possui diversos tipos de experiências na área da educação em Gastronomia e Nutrição.
3 – Resumo do Artigo Comensalidade através dos tempos:
Introdução: O sentido da comida e da alimentação em rituais e confraternizações não é algo recente. Desde a Bíblia partilhar um alimento pode ter vários significados, dentre eles pactos, fechamento de contratos, a confraternização e o ritual. Na comensalidade a partilha do alimento ocorre entre duas ou mais pessoas, apesar das mudanças ocorridas durante o período entre a Idade Média até os dias atuais, o sentido da relação entre as pessoas prevalece. Para Carneiro (2003), a alimentação é necessidade fundamental do ser humano e um sistema