Combustiveis
Ao nosso redor existem várias substâncias que estão ou podem ser usadas como combustível. Chamamos de queima ou combustão a reação química pela qual os constituintes do combustível se combinam com o oxigênio do ar. Esta é a reação que ocorre nas câmaras de combustão dos veículos automobilísticos. Você sabe por que a queima nestes casos precisa atingir uma temperatura definida, chamada de temperatura de ignição? E o que é poder calorífico de um combustível, você conhece?
Saiba a resposta a estas e outras perguntas consultando a nossa seção, e mais: como um combustível é classificado segundo o estado em que se apresenta (sólido, líquido ou gasoso) e como podemos encontrá-lo na forma natural ou artificial. Qual será o combustível que mais prejudica nossa saúde: o álcool, o diesel, ou a gasolina?
As Indústrias de automóvel deram um importante passo ao lançarem os veículos “total flex”. Os consumidores além de poderem economizar no combustível, têm a opção de abastecerem com combustíveis que causem menos poluição que a gasolina (no caso o álcool), mas será que esta idéia está politicamente correta?
Parece que quem usa álcool ao invés de gasolina não polui, e está isento de culpa nesses tempos de aquecimento global, esta é uma visão errada dos conceitos de poluição. Acontece que o álcool também polui, é verdade que em menos proporção que a gasolina, mas não pode ser classificado como não-poluente, veja por que:
Em relação à emissão de gases poluentes, a queima do álcool emite menos gases poluentes na atmosfera, pelo fato de ser derivado da fermentação da cana-de-açúcar. Já a gasolina, além de ser derivada do petróleo, não possui um motor que faz a combustão de forma correta, lançando na atmosfera gases que prejudicam a saúde humana e o meio ambiente.
O álcool e a gasolina poluem