Combustiveis
Escrito por Charlene Threiss
O Endividamento público são todas as dívidas que o governo possui convertidas em moeda nacional. Há dois tipos de endividamento: interno e externo. Dívida externa - pode ser pública (o governo e/ou as empresas estatais fazem empréstimos ou lançam títulos no mercado externo) ou privada (idem para as empresas privadas); Dívida interna - o governo lança títulos no mercado interno, que são comprados pelos bancos e/ou fundos (pensão e investimentos).
Palavras-chave: Divida; Economia; Superávit.
1. INTRODUÇÃO
O critério de endividamento não pode ser utilizado como medida principal para avaliar sequer as eficiências e produtividades das empresas privadas, quanto mais do setor público, que não se orientam pelos mesmos critérios da iniciativa privada, os críticos dos gastos públicos ignoram isso.
Em resumo, o critério de endividamento não está associado diretamente à
1 / 23
A crise do Biocombustível e o aumento dos preços dos alimentos
Escrito por Charlene Threiss
produtividade, empresas privadas endividadas podem e é eficiente e produtivo, inclusive o endividamento controlado pode até ser estratégia empresarial, do mesmo modo que o endividamento público pode representar investimento social.
2. O AUMENTO DA DIVIDA.
No Brasil, o fato de a dívida do setor público ter alcançado a marca recorde de um trilhão de reais deveria soar um alarme, um sinal de alerta para que o governo corte os gastos
2 / 23
A crise do Biocombustível e o aumento dos preços dos alimentos
Escrito por Charlene Threiss
quanto antes. Mas não é isso que tem acontecido. O governo gasta muito, mal e cada vez mais. De 2000 para cá, as despesas de estados e municípios foram controladas graças à Lei de Responsabilidade Fiscal, que os impede de gastar mais do que arrecadam. Mas a lei parece não valer para o governo federal, que todo ano fecha no vermelho. Exemplos internacionais mostram