combustiveis
Projeto de Educação Ambiental:
Opções de Consumo Veículos Flex
Bauru-SP
2014
Introdução Veículos flex ou veículos de combustível duplo é equipado com um motor de combustão interna a quatro tempos que tem a capacidade de ser reabastecido e funcionar com mais de um tipo de combustivel , misturados no mesmo tanque e queimados na câmara de combustão simultaneamente¹.
Em 2003 o primeiro veiculo flex lançado no mercado Brasileiro foi o Gol 1.6 total. segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), desde o lançamento do Volkswagen Gol 1.6 Total Flex, o primeiro bicombustível do mercado, foram fabricados cerca de 20 milhões de carros flex. Excluindo os veículos movidos a diesel, os flex representam 92% do mercado atualmente².
Atualmente, cerca de 90% dos automóveis produzidos no Brasil são equipados com motores flex fuel, que são capazes de operar com álcool hidratado ou gasolina e também com misturas desses combustíveis em qualquer proporção³.
Segundo dados IEA (Agência Internacional de Energia), a utilização de etanol produzido através da cana-de-açúcar reduz em média 89% a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa – como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (NO2) – se comparado com a gasolina. Os etanol de outras fontes também contribuem à diminuição do problema, porém em menor escala, sendo 46% a redução do etanol produzido por beterraba e 31% no etanol de grãos.4
O etanol é um combustível ecologicamente correto, não afeta a camada de ozônio é obtido de fonte renovável. A diferença começa na sua queima, ela emite menos gases poluentes na atmosfera, pelo fato do etanol ser derivado da cana-de-açúcar e não do petróleo. Agora veja os agravantes da gasolina: combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio).Produtos da combustão da gasolina dióxido de carbono (CO2) gás perigoso que