combustiveis fosseis
PETRÓLEOS
Os produtos petrolíferos constituem um grupo que inclui materiais gasosos (gás natural), líquidos (petróleo bruto ou nafta) e sólidos (asfaltos ou betumes).
Formação
Formam-se em ambientes com abundância em plâncton, redutores, águas pouco profundas e pouco agitadas que permitem a rápida decomposição dos organismos antes que lhes sejam destruídas os dispersadas as partes orgânicas.
Todo o processo de formação de petróleos é extremamente lento, podendo durar várias dezenas de milhão de anos.
A rocha onde ocorre a formação de petróleo é designada por rocha-mãe. Durante a evolução os hidrocarbonetos fluidos (sob a influência de pressões) migram para outras rochas mais porosas e permeáveis (arenitos, conglomerados, rochas carbonatadas) que permitem a sua circulação e armazenamento e constituem a rocha-armazém ou rocha-reservatório. Numa fase final da sua evolução química, as moléculas dos hidrocarbonetos vão-se tornando sucessivamente menos densas e aumentando de volume, o que cria um aumento brusco da pressão e faz com que o petróleo abandone a rocha-mãe. Esta migração faz-se através de espaços vazios das rochas, em direção à superfície, devido à baixa densidade do petróleo, e é interrompida sempre que certas rochas, pela sua impermeabilidade, se constituam como obstáculos. Sobre a rocha-mãe encontra-se uma rocha impermeável (rochas argilosas e salinas) que impede a migração e dispersão do petróleo até à superfície, designada por rocha-cobertura, e, limita superiormente a jazida petrolífera formada.
A rocha-armazém, a rocha-cobertura e outras estruturas que impedem o movimento de petróleo até à superfície constituem a armadilha petrolífera.
Figura 1 – Esquema da formação do petróleo.
Constituição
Quimicamente os petróleos são constituídos, essencialmente, por uma mistura de hidrogenocarbonetos que derivam principalmente da parte lipídica da matéria orgânica, particularmente de plâncton.
Uso e