Combatente
CAD: Computer Aided Design – Desenho Assistido por Computador
DOD: Department of Defense– Departamento de Defesa
IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
GLONASS: Global NavigationSatellite System – Sistema Global de navegação por satélite
GNSS: Global NavigationSatellite System – Sistema de navegação Global por satélite GPS: Global Positioning System – Sistema de Posicionamento Global
PDOP: Degradação da precisão da posição tridimensional
RBMC: Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo
SGB: Sistema Geodésico Brasileiro
3.2.1. Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC).
Atualmente a Rede Brasileira de Monitoramento Continuo é formada por uma rede composta por estações de rastreamento permanente de satélites pertencentes ao Sistema de Posicionamento por Satélites (GPS) fixas e de operação continua com abrangência nacional.
O objetivo é fornecer apoio básico para o posicionamento via satélite através do GPS em todo o território brasileiro. Disponibiliza observações em duas portadoras
(L1, L2) possibilitando a integração do sistema geodésico brasileiro (SGB).
Há bem pouco tempo, usuários interessados em obter com GPS, as coordenadas geodésicas de um ponto qualquer em território nacional eram obrigados a trabalhar com dois receptores, ocupando o ponto de seu interesse e um marco do (SGB) próximo.
Já com a evolução dos equipamentos, os trabalhos geodésicos e topográficos passaram a ser realizados de forma mais rápida, precisa e econômica. São as estações da RBMC que desempenham o papel do ponto de coordenadas conhecidas (ilustrados na Figura 4), eliminando a necessidade de que o usuário imobilize o receptor em um ponto que muitas vezes oferece grandes dificuldades de acesso e a necessidade de ocupar as estações de referências, mas apenas as estações a determinar.
15
Figura 4 – Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo. Fonte: http://www.ibge.gov.br
PROCEDIMENTO
4 FOTOGRAMETRIA A CAMPO
Estavam sendo