COMBATE POLUI O
A poluição é um dos problemas mais sérios que a humanidade enfrenta atualmente, mas, é claro que esse problema não começou agora. Na realidade é um processo que começou há décadas, basicamente pela ação desordenada do homem na natureza.
Segundo o Dicionário Houaiss, poluição significa “degradação das características físicas ou químicas do ecossistema, por meio da remoção ou adição de substâncias”. Portanto, todas as vezes que a constituição do meio natural é modificada, estamos provocando poluição.
É interessante notar que até o Século XIX o homem acreditava que os recursos naturais eram inesgotáveis e que estariam sempre à disposição. Imagine o quanto esse modo de pensar já prejudicou o meio ambiente. Com o crescimento da industrialização, esse processo acelerou muito e no Século XX já eram evidentes os efeitos da poluição no meio ambiente, até que no início do Século XXI a situação torna-se cada vez mais difícil e começam a surgir alertas sobre as consequências da poluição, fazendo com que as pessoas se preocupem mais com as questões ambientais.
Neste contexto, é preciso conhecer os tipos de poluição para poder combatê-la e é justamente esse o objetivo desse especial... Então vamos lá...
A poluição do ar ou atmosférica ocorre pelo lançamento contínuo de grandes quantidades de substâncias poluentes na atmosfera, tornando-se prejudicial à saúde e ao bem-estar das pessoas e do meio ambiente em geral. A fumaça lançada no ar pelos automóveis que usam combustíveis fósseis e também pelas indústrias é a principal vilã na formação da poluição atmosférica. Além de provocar danos à saúde, gera processos de mudança climática que alteram os ecossistemas, como por exemplo, o aquecimento global e a alteração na camada de ozônio, consequência da excessiva emissão de clorofluorcarbonetos – CFC na atmosfera, gás este encontrado até pouco tempo no sistema de refrigeração das geladeiras e em aerossóis. Atualmente há algum controle da emissão de gases pelas