Comandos e conceitos do sql
Comandos e Conceitos do SQL
1) O que significa a sigla SQL? Qual a finalidade dessa linguagem? Como ela se divide? Quais são os comandos principais de cada divisão? Explique-os resumidamente.
Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada. Que tinha por objetivo demonstrar a viabilidade da implementação do modelo relacional.
DML - Linguagem de Manipulação de Dados
Primeiro há os elementos da DML (Data Manipulation Language - Linguagem de Manipulação de Dados). A DML é um subconjunto da linguagem usada para inserir, atualizar e apagar dados. * INSERT é usada para inserir um registro (formalmente uma tupla) a uma tabela existente. * UPDATE para mudar os valores de dados em uma ou mais linhas da tabela existente. * DELETE permite remover linhas existentes de uma tabela.
DDL - Linguagem de Definição de Dados
O segundo grupo é a DDL (Data Definition Language - Linguagem de Definição de Dados). Uma DDL permite ao utilizador definir tabelas novas e elementos associados. A maioria dos bancos de dados de SQL comerciais tem extensões proprietárias no DDL.
Os comandos básicos da DDL são poucos * CREATE cria um objeto (uma Tabela, por exemplo) dentro da base de dados. * DROP apaga um objeto do banco de dados.
Alguns sistemas de banco de dados usam o comando ALTER, que permite ao usuário alterar um objeto, por exemplo, adicionando uma coluna a uma tabela existente. outros comandos DDL: * ALTER TABLE * CREATE INDEX * ALTER INDEX * DROP INDEX * CREATE VIEW * DROP VIEW
DCL - Linguagem de Controle de Dados
O terceiro grupo é o DCL (Data Control Language - Linguagem de Controle de Dados). DCL controla os aspectos de autorização de dados e licenças de usuários para controlar quem tem acesso para ver ou manipular dados dentro do banco de dados.
Duas palavras-chaves da DCL: * GRANT - autoriza ao usuário executar ou setar operações. *