Banco De Dados E Comandos
Para começar vamos entender o que é um dado e para onde ele vai?
Dado nada mais é que um registro que você deseja inserir na sua base de dados, ou seja o valor que seu campo/coluna irá receber.
Mais o que é Campo de um Banco de dados?
Campo, é o destino para onde o valor/dado irá. Os campos, também conhecido como colunas, estão dentro das tabelas.
Tabelas como sabemos é a representação matricial, ou seja, tem linhas e colunas. E para fechar o conceito sobre banco de dados, temos a informação que é a abstração dos dados. Para exemplificarmos a informação é simples, basta alguém perguntar “Você poderia gerar um relatório dos acessos ao sistema no periodo entre o dia 25/07 até dia 28/07?”, pronto essa resposta virá apartir de uma consulta no banco de dados, cruzando as tabelas necessárias.
Bom pessoal o conceito de banco de dados é muito bonito, mais para utilizar existem os SGDBs, mais isso é um papo para outro post… Té logo, Marcelo
Definição de SQL.
SQL é sigla inglesa de “Structured Query Language” que significa, em Português, Linguagem de Consulta Estruturada, uma linguagem padrão de gerenciamento de dados que interage com os principais bancos de dados baseados no modelo relacional.
Alguns dos principais sistemas que utilizam SQL são: MySQL, Oracle, Firebird, Microsoft Access, PostgreSQL (código aberto), HSQLDB (código aberto e escrito em Java).
A linguagem SQL surgiu em 1974 e foi desenvolvida nos laboratórios da IBM como interface para o Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional (SGBDR) denominado SYSTEM R. Esse sistema foi criado com base em um artigo de 1970 escrito por Edgar F. Codd.
Outras