Banco De Dados
Segundo ELMASRI (2011) uma das principais características da abordagem de banco de dados é possibilitar a abstração de dados, de modo que diferentes usuários possam percebe-los em seu nível de detalhes preferido. Um modelo de dados é uma coleção de conceitos que podem ser usados para descrever os tipos, relacionamentos e restrições que se aplicam aos dados, um modelo oferece os meios necessários para alcançar essa abstração.
1.1. Categorias de modelos de dados
Muitos modelos de dados foram propostos, e podem ser classificados de acordo com os tipos de conceitos que eles utilizam para descrever a estrutura do banco de dados. ELMASRI (2011) classifica os modelos em três tipos:
Modelos de dados de alto nível ou conceituais oferecem conceitos que são próximos ao modo como muitos usuários percebem os dados. Os modelos de dados conceituais utilizam conceitos como entidades, atributos e relacionamento. Uma entidade representa um objeto ou conceito do mundo real, como um funcionário ou departamento. Um atributo representa alguma propriedade de interesse que descreve melhor uma entidade, como nome do funcionário ou do departamento. Um relacionamento entre duas ou mais entidades representa uma associação entre elas, por exemplo um relacionamento “trabalha no” entre um funcionário e departamento.
Modelos de dados representativos ou de implementação que oferece conceitos que podem ser facilmente entendidos pelos usuários finais, mas que não está muito longe do modo como os dados são organizados e armazenados no computador. São os usados com mais frequência nos Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados comerciais. Estes incluem o amplamente utilizado modelo de dados relacional. Os modelos de dados representativos mostram os dados usando estruturas de registro e, portanto, às vezes são denominados modelo de dados baseado em registro.
Modelos de dados de baixo nível ou físicos oferecem conceitos que descrevem os detalhes de como os dados são armazenados no