COMANDOS LINUX ESSENCIAIS
1. man: aprenda mais sobre os comandos
O comando man deveria estar no topo de toda lista de comandos importantes do Linux. A razão é muito simples: basta executá-lo para carregar uma página de manual (man page) sobre os comandos do sistema, com definições não apenas do uso de cada ferramenta, mas também descrições detalhadas dos inúmeros parâmetros do software e exemplos de uso.
Manpage
Para ler as man pages é muito fácil e basta executar o man seguindo do nome do comando que você deseja buscar ajuda. Não se esqueça de pressionar a tecla Enter após digitar o comando, caso contrário ele não será executado.
Ao executar man cp, por exemplo, você poderá ler todas as instruções para o uso do comando cp. E antes de passarmos para o próximo item da lista, valem duas dicas: a primeira é que existe o comando man man, para o caso de dúvidas sobre o uso do próprio man. A segunda é que é possível traduzir o conteúdo das páginas de manual para o português, caso estejam em inglês, instalando o manpages-pt pela Central de Programas do Ubuntu.
2. ls: listagem de arquivos
Para listar os arquivos existentes em algum diretório, basta usar o comando ls. Se executado sem parâmetros, ele listará o conteúdo do diretório em que você se encontra. Mas você pode indicar um caminho para ele, como ls /usr/bin, por exemplo.
Também é possível usar o ls para conferir o tamanho e a data de criação de cada arquivo ou pasta. Para isso, use o parâmetro -lh, como no exemplo a seguir: ls -lh. E se você também quiser listar os arquivos ocultos, que começam com um ponto, use a opção -a (ls -lha).
listagem de arquivos no Linux
3. cd: navegue pelo sistema de arquivos
Para pular de pasta em pasta, não precisa abrir o gerenciador de arquivos. No próprio terminal é possível navegar pelo sistema de arquivos usando o comando cd seguido do caminho que você deseja seguir. Exemplo: cd /usr.
Vale a pena notar que existem alguns atalhos que podem