comandos eletricos
Significado de Diagrama
Representação de um objeto qualquer por meio de linhas; desenho.
Descrição:
O desenho elétrico ou eletrônico é uma representação do circuito elétrico que define o seu tipo ou sistema para qual foi projetado.
Esta representação deve possuir uma informação completa dos elementos que compõem um circuito elétrico.
Diagrama elétrico e representação de uma instalação elétrica ou parte dela é por meio de símbolos gráficos, definidos nas normas: NBR 5259, NBR 5280, NBR 5444, NBR 12519, NBR 12520 e NBR 12523.
Os diagramas elétricos são desenhados, basicamente, não energizado e mecanicamente não acionados. Quando um diagrama não for representado dentro desse princípio, nele devem ser indicadas as alterações.
Objetivo:
A medida que os diagramas multifilares foram perdendo a utilidade, foram sendo substituídos pelos funcionais. Este tipo de diagrama representa com clareza os processo e o modo de atuação dos contatos, facilitando a compreensão da instalação e o acompanhamento dos diversos circuitos na localização de eventuais defeitos.
Aplicações:
Por definição os comandos elétricos tem por finalidade a manobra de motores elétricos que são os elementos finais de potência em um circuito automatizado. Entende-se por manobra o estabelecimento e condução, ou a interrupção de corrente elétrica em condições normais e de sobre-carga. Os principais tipos de motores são:
Motor de Indução
Motor de corrente contínua
Motores síncronos
Servo motores
Motores de Passo
Basicamente o Diagrama Funcional é composto por 2 circuitos:
Circuito Principal ou de Potência
Onde estão localizados todos os elementos que tem interferência direta na alimentação da máquina, ou seja, aqueles elementos por onde circula a corrente que alimenta a respectiva máquina.
Circuito Auxiliar ou de Comando
Onde estão todos os elementos que atuam indiretamente na abertura, fechamento e sinalização dos dispositivos utilizados no
acionamento