Com A Ponta Dos Dedos E Os Olhos Do Cora O
Fernando é uma criança sozinha. Sua mãe trabalha o dia todo e na escola ele sofre bullying , só amigo da 3a serie que conversa com ele.
" Toda vez era a mesma coisa. Nenhum grupo o aceitava e sempre davam um jeito de coloca-lo para escanteio. (...) Queria ter amigos e não conseguia. Acho que era por causa do óculos fundo de garrafa, ou porque era bebezão mesmo. Não sabia. Tentava agradar e ser leal com todos, mas tudo o que fazia dava errado. A Marina gorducha tinha sucesso, a Lia nariguda tinha namorado, o Cabeça, um gozador, e ninguém se ofendia, o Tavão era estourado e tinha mil amigos (...) Que defeito tão grava era aquele que o afastava de todos?
Quando chega em casa sempre conta com a ajuda de sua Bisa que está sempre pronta a lhe dar bons conselhos, e isso também é motivo de chacota entre seus colegas de escola que falam que ele é infantil por estar sempre com ela.
" - Nando, Nando não tenha medo nem se envergonhe de ser amoroso com os velhos. Quantas vovós não tem com quem conversar e seus netos nem se lembram que elas existem?
- Eu sei, Vó Bisa. Mas queria fazer alguma coisa pra eles me respeitarem.
- A primeira coisa é se respeitar. (...) A segunda é defender-se e impor-se. Acho até que uns cascudos em alguém não vão ser o fim do mundo. (...) desde que seja na hora certa e por motivos justos."
Certo dia ele pergunta para a Bisa como é não enxergar e ela lhe explicou que é escuro mas ela vê com a ponta dos dedos ( que é como se tivessem vários olhinhos) e com os olhos do coração, que com este ela sabia quando ela estava triste ou feliz por exemplo. E que se ela pudesse voltar a ver apenas por um momento ela gostaria de ver um cometa, pois quando ela era menina ela e seu avô (avô de Fernando) viram um cometa juntos e a partir daquele momento ficaram juntos para sempre, e ela gostaria de relembrar esse