Um
681 palavras
3 páginas
Um exercício socráticoO autor dessa frase é o sábio filósofo Sócrates.
Antes de tentar conhecermos o mundo devemos conhecer a nós mesmos, e esse trabalho é realizado quando olhamos para o nosso interior. Para alcançar o conhecimento e a sabedoria devemos ser humildes e devemos tentar encontrar as respostas no nosso ser.
"Conhece-te a ti mesmo" é uma frase de introspecção. Significa que devemos fazer uma observação da nossa vida interior. É como uma sugestão de Sócrates para que façamos um exame dos nossos próprios pensamentos e sentimentos, para perceber o quão ignorante somos, o quão ainda temos que aprender. Seguindo essa linha de pensamento socrática poderíamos completar a frase citada com outra frase de Sócrates: "Só sei que nada sei".
"Conhece-te a ti mesmo" - o lema em que Sócrates cifra toda a sua vida de sábio.
Atribuída ao filósofo grego Sócrates (479-399 a.C.), a frase “conhece-te a ti mesmo” é, na verdade, a inscrição que se via na entrada do Oráculo de Delfos. Neste local, dedicado a Apolo (na mitologia grega, o deus da luz e do sol, da verdade e da profecia), buscava-se o conhecimento do presente e do futuro por intermédio de sacerdotisas.
Na filosofia socrática o “conhece-te a ti mesmo” se tornou uma espécie de referência na busca não só do auto-conhecimento, mas do conhecimento do mundo, da verdade. Para o pensador grego, conhecer-se é o ponto de partida para uma vida equilibrada e, por consequência, mais autêntica e feliz.
Nessa visão, maturidade não é um desdobramento natural do tempo vivido, e sim resultado da vontade, do esforço de cada indivíduo em conquistá-la. Exatamente por isto é possível encontrar pessoas vazias em plena velhice e, ao contrário, mentes sábias no auge da juventude.
Como o autoconhecimento não é tarefa das mais fáceis, uma parcela significativa da humanidade prefere se debruçar à janela para espionar ou encontrar defeitos no outro. É muita pretensão de alguém usar