Com Rcio Eletr Nico
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Sistemas de Informações Gerenciais – Prof.ª Renata Porto Vanni
Carolina Laureano Sgobbi (1310071)
Giovanna Cristina P. Franco ( )
João Victor Grecco ( )
Comércio Eletrônico
1. E-commerce
O comércio eletrônico pode ser considerado como uma revolução comercial, que está mudando a maneira como as empresas fazem negócios, principalmente devido a infraestrutura necessária para a sua criação, e, o comportamento do consumidor on-line está cada vez mais diferenciado. Pelas pesquisas e análises feitas por Albertin (2001) podemos afirmar que o comércio eletrônico é:
a) Considerada a forma mais avançada de venda direta ao consumidor;
Um comércio mundial interorganizacional denominado B2B (business to business), negócios entre empresas, B2C (business to consumer), negócios entre empresas e consumidores e negócios entre empresas e governo, C2C (consumer to consumer) consumidor para consumidor, entre outros;
b) Uma evolução do comércio à distância, onde não há a presença física do consumidor praticada no comércio tradicional, via catálogo-postal e telefone.
É assim, um comércio que utiliza a internet como o meio pelo qual se adquirem bens ou serviços à distância, através da transmissão e recepção de dados. O comércio eletrônico é tão promissor e crescente, que a organização mundial do comércio adotou em 20 de maio de 1998, segundo Junior (2007), uma “declaração sobre o comércio eletrônico mundial”, confirmando sua importância e atribuindo-a a “sua característica de internacionalização das relações” e às consequências que acarreta.
Saher (2007), afirma que o sucesso do e-commerce é obtido por diversos fatores. A implantação do comércio eletrônico é um passo intermediário, se for considerada toda a operação. É necessário um planejamento anterior à sua implantação e a manutenção é importantíssima para gerar demanda ao site, que é alcançada através de ações de marketing.
No pré-projeto para a implantação do site, é