Colágeno
O colágeno é formado pela polimerização de tropocolágeno (unidade molecular das fibrilas de colágeno) que é dividido em 3 partes dispostas em tripla hélice e formada de duas cadeias polipeptídicas, sendo rica em glicina, prolina, hidroxiprolina e hidroxilina.
Sua produção acontece em etapas:
1. Poliribossomos ligados à membrana do retículo endoplasmático rugoso sintetizam cadeias polipeptídicas que crescem para dentro das cisternas. Após a liberação dessas cadeias o peptídio sinal é quebrado, formando o procolágeno.
2. À medida que as cadeias Alfa-1 e Alfa-2 se formam, ocorre a hidroxilação das prolinas e das lisinas. Esse processo se inicia logo que a cadeia peptídica atinge um comprimento adequadoe ainda está associada ao ribossomo e continua após ser liberada na cisterna doretículo. Duas enzimas são envolvidas nesse processo: a prolina hidroxilase e a lisina hidroxilase.
3. A hidroxilisina começa a sua glicosilação
4. Cada cadeia Alfa é sintetizada com dois peptídios de registroem cada uma das extremidades amino e carboxil.Esses peptídios garantem que as cadeias peptídicas se arranjem de maneira apropriada para formar a tríplice hélice, que forma o procolágeno. “O procolágeno é uma molécula mais longa que o colágeno maduro, solúvel e que não se agrega, o que impede a formação de fibrilas de colágeno no interior da célula. É transportado em vesículas desde o golgi até a membrana plasmática, de onde é exocitado para a matriz extracelular. Esse processo depende de microtúbulos, que são um dos elementos do