colageno
O que é o colágeno?
O Colágeno é uma proteína constituinte da pele, vasos sanguíneos, olhos, músculos e tendões. Em certas doenças herdadas geneticamente, o colágeno apresenta defeitos durante sua produção, levando a fragilidade de alguns componentes do corpo. Algumas doenças decorrentes de erros na produção do colágeno são a Síndrome de Marfan, a Síndrome de Ehlers-Danlos, a Osteogênese Imperfeita e um grupo de doenças chamado de condrodistrofias. Qual o quadro clínico dessas doenças? A mais comum dessas doenças é a síndrome de Marfan, que afeta uma em cada 20.000 pessoas. Essas pessoas têm alterações de crescimento, levando a uma alta estatura e desproporção entre os membros e o tronco, com a envergadura, isto é, o comprimento dos braços abertos perpendicularmente ao corpo, maior que a altura do indivíduo. Há aumento da amplitude de movimento das articulações e frouxidão dos ligamentos, o que pode levar a risco aumentado de distensões e luxações. Podem acontecer problemas cardíacos, que requerem exames de rotina e, algumas vezes, limitação a certas atividades.
A Osteogênese Imperfeita é um defeito na fabricação de um tipo de colágeno que participa da formação dos ossos. Há graus diferentes de gravidade, mas o que marca a doença é fragilidade dos ossos, possibilitando fraturas a partir de impactos mínimos ou mesmo espontaneamente. Além disso, pode haver problemas na dentição, nos olhos e perda auditiva, além de problemas cardíacos.
Na síndrome de Ehlers-Danlos, a pele fica frouxa, podendo-se produzir pregas enormes. A flexibilidade das articulações e ligamentos é exagerada e seus portadores muitas vezes participam de apresentações artísticas como contorcionistas, bem como haveria facilidade para esportes como a ginástica artística. No entanto, há risco maior de lesões com o treinamento exagerado.
O que é a Síndrome da Hipermobilidade Benigna?