Colunas gregas
Coluna dórica
Local: Hospital Dom Antônio de Alvarenga
Fundação: 1932
Fundado por um grupo de senhoras católicas e pelo pediatra Augusto Gomes de Mattos, o edifício construído de forma eclética e com influência neocolonial, a Clínica infantil se tornou referência no Ipiranga.
Coluna Jônica
Local: Palácio da Justiça de São Paulo
Fundação:1933
Sede do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), localiza-se próximo à catedral da sé, ao Palácio Anchieta (sede da Câmara municipal) e ao edifício Matarazzo (sede da prefeitura).
Construído em estilo neoclássico, teve como inspiração pelo arquiteto Ramos de Azevedo o Palácio de Justiça de Roma. Foi inaugurada em 1933, porém, durante sua construção ocorreram problemas, como a Revolta Paulista (1924) e a morte de Ramos de Azevedo91928), sendo sucedido por Ricardo Severo e Arnaldo Dumont Vilares.
Coluna Coríntia
Local: Museu Paulista
Fundação: 1909
O mais importante museu da USP e um dos mais visitados da cidade de São Paulo, teve suas obras iniciadas em 1884, a estrutura ficou pronta em 1890, e os jardins feitos pelo paisagista belga Arsênio Puttemans em 1909. Este desenho de jardins foi substituído pelo alemão Reinaldo Dierberger na década de 1920.
O estilo arquitetônico foi baseado em uma construção renascentista, e a técnica de construção empregada foi a da alvenaria de tijolos cerâmicos (o que era novidade para a época, quando se usava taipa de pilão).
O edifício possui 123m de comprimento por 16m de profundidade.