colunas gregas
Escola
São Paulo / Março/2014
COLUNA JÔNICA
Essa foto foi tirada no Colégio São Francisco Xavier, construído em 1931 para ser o novo prédio do Colégio São Francisco Xavier, centro da missão Japonesa dos Jesuítas em São Paulo. Colégio fundado originalmente no bairro da Liberdade, pelo jesuíta italiano Guido del Toro, padre dedicado à evangelização de imigrantes japoneses e seus descendentes. Em 1929, o conde José Vicente de Azevedo doou um terreno à instituição que nele construiu um novo edifício para a Missão Japonesa dos Jesuítas em São Paulo, em estilo neoclássico, inaugurado em 1932.
1
COLUNA CORÍNTIA Foto tirada no Museu do Ipiranga, no Parque da Independência. O empenho para transformar a Colina do Ipiranga em um marco histórico nacional teve início em 1882, ano em que a Comissão Central do Monumento do Ipiranga encarregou o engenheiro-arquiteto militar italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi de elaborar o projeto do edifício celebrativo. As obras, sob a responsabilidade de Luigi Pucci, tiveram início em 1885 e foram completadas em quatro anos. Construído em alvenaria de tijolos, o edifício tem forma retangular e simétrica com três corpos salientes. No central, com dois pavimentos, se sobressaem as duplas colunas com capitéis coríntios, três óculos, frontão triangular e ampla escadaria marcando o eixo principal.
2
COLUNA DÓRICA
Foto tirada na Paróquia Imaculada Conceição Ipiranga. Inaugurado em 1934, a Paróquia Imaculada Conceição do Ipiranga foi construído em terras cedidas pelo conde José Vicente de Azevedo, para oferecer melhores condições de ensino e para abrigar seminaristas procedentes de diversas dioceses. O conjunto inclui uma igreja; os edifícios mais antigos filiam-se ao ecletismo e têm características neoclássicas e românicas. Os prédios posteriores são desprovidos de ornamentos e estão unidos aos demais por uma