Coluna Vertebral
A coluna vertebral é o eixo de sustentação do tronco, permitindo que o corpo se mantenha na posição ereta.
A coluna abriga e protege em seu interior a medula espinhal e as raízes nervosas, responsáveis pela interligação do cérebro com os membros e tronco, conduzindo estímulos sensitivos e motores.
O que forma a coluna?
A coluna vertebral é formada por um conjunto de estruturas: vértebras, discos intervertebrais, ligamentos, articulações e músculos. A integridade anatômica e funcional de cada uma dessas estruturas é essencial para o bom funcionamento da coluna.
A coluna se divide em cinco regiões: cervical, torácica (ou dorsal), lombar, sacral e coccígea. A coluna cervical tem sete vértebras, a torácica doze e a lombar cinco vértebras. A região sacral e coccígea têm as vértebras fundidas em um bloco que se unem com os ossos da bacia.
Nas regiões cervical, torácica e lombar (porção móvel) da coluna, entre cada duas vértebras existe uma estrutura formada por cartilagem denominada disco intervertebral.
Envolvendo a coluna nas regiões anterior, posterior e lateral existem ligamentos que unem as vértebras e limitam movimentos que possam ser prejudiciais.
Os músculos participam com os ligamentos aumentando a estabilidade entre as vértebras além de realizar os movimentos do tronco.
O que é uma vértebra?
Vértebra é o nome de cada osso que forma a coluna vertebral. Cada vértebra tem uma porção anterior cilíndrica chamada corpo vertebral.
O corpo vertebral sustenta a maior parte da carga que passa pela coluna. Entre cada dois corpos vertebrais existe o disco intervertebral. A parte posterior da vértebra é formada pelo arco vertebral.
Nessa região estão situadas as “facetas” que são articulações que realizam a maior parte do movimento entra as vértebras.
No centro da vértebra (entre o corpo e o arco vertebral) existe um canal por onde passam a medula espinhal e as raízes nervosas. A vértebra protege essas