Coluna Vertebral MEU RESUMO
As vértebras são ossos que compõem a coluna vertebral. As vértebras são por: corpo, forame e um processo espinhoso, um prolongamento.
São ligadas entre si pelos discos intervertebrais (Responsáveis pela mobilidade do indivíduo - Separa cada vértebra da outra)
Num total de 33 vértebras, 7 estão na coluna cervical, 12 estão na coluna torácica, 5 estão na lombar, 5 estão no sacro e 4 no cóccix.
As sete cervicais são responsáveis pelos movimentos da cabeça, através da articulação das duas primeiras (C1 ou Atlas e C2 ou Axis).
A C1 permite a articulação com o crânio permitindo os movimentos de extensão e flexão, além de suportar seu peso.
A C2 realiza o movimento de rotação da cabeça. Esta é a única vértebra cervical a ter processo espinhoso ascendente.
As vértebras torácicas possuem o corpo reforçado e maior do que o das cervicais, articulam com as costelas e por isso possuem quatro Fóveas Costais, duas no corpo e duas no Processo Transverso. Seu Processo Espinhoso é mais comprido e inclinado para baixo.
As vértebras lombares são as maiores por sustentarem maior pressão e peso do corpo. Elas possuem o corpo mais volumoso e seu processo espinhoso é reto e curto
As vértebras sacrais são posicionadas em tamanho descrente, são independentes na infância do indivíduo, porém na fase adulta apresentam-se fundidas, formando o osso Sacro e não possuem discos intervertebrais.
As 4 vértebras coccigianas são fundidas e formam o osso Cóccix, se articula com o Sacro através de um disco intervertebral, de formato triangular de ápice inferior, e dos ligamentos interósseo, sacro-coccígeo anterior, sacro-coccígeo posterior e sacro-coccígeos laterais. As costelas são ossos em forma de arco, articulando-se posteriormente com as vértebras dorsais e anteriormente com o esterno.
O corpo humano possuí 24 costelas, dispostas em doze pares e divididas em três grupos, sendo eles:
Costelas Verdadeiras: São sete pares que se prendem ao esterno diretamente, por meio de