Colostomia
CURSO DE ENFERMAGEM
SAFIRA DE JESUS MARTINS CAVALCANTI
COLOSTOMIA
SÃO LUIS
2012
Introdução
É um procedimento cirúrgico onde se faz uma abertura no abdome(estoma) para drenagem fecal(fezes) provenientes do intestino grosso(cólon). É feito geralmente após a ressecção intestinal. Ela pode ser temporária ou permanente.
A colostomia é identificada através da porção do intestino grosso que é exteriorizada, sendo que a consistência da evacuação varia de acordo com a região em que o intestino sofreu interrupção. São basicamente quatro tipos de colostomia: colostomia ascendente, colostomia descendente, colostomia transversa e colostomia sigmoide.
Para a realização da colostomia, é necessário anestesiar o paciente (analgesia geral). Por conseguinte, o intestino grosso sadio é exposto através do abdômen e, no mesmo, é feito um estoma (abertura), sendo que nesta abertura acopla-se uma bolsa adesiva para drenagem e, subseqüentemente, a incisão abdominal é suturada.
Colostomia
A Colostomia é um procedimento realizado em região adequada ao tratamento proposto no intestino grosso. Refere-se a uma abertura feita cirurgicamente no abdômen, onde se exterioriza parte dos intestinos, através de um orifício. A proposta dessa cirurgia é o desvio do conteúdo do intestino (gazes e fezes) para uma bolsa externa. A colostomia³ é utilizada, quando o paciente apresenta qualquer problema que o impede de evacuar normalmente pelo ânus. Esse desvio pode ser temporário ou definitivo. Realizado quando a parte inferior do intestino grosso está impossibilitado de funcionar normalmente ou quando necessita de um repouso para as funções normais. A finalidade é impedir que o bolo fecal percorra o curso anatômico normal até o reto, esse procedimento tambem é utilizados para minimizar o risco de infecções após procedimentos cirúrgicos, ou ainda,