Colorimetria
Júlio Barata |
História e Tecnologias do Cinema
Cadeira de
História e Tecnologias do Cinema
Apontamentos
II PARTE – Colorimetria
ULHT/ Licenciatura Cinema Vídeo C.M
Página 1 de 20
| História e Tecnologias do Cinema
Júlio Barata |
Capítulo
2
A Colorimetria
2.1.
Introdução
A colorimetria é a ciência que estuda as cores e que desenvolve
métodos físicos para a sua quantificação de acordo com a percepção humana da cor.
Mas para existir cor tem de haver luz e por isso é conveniente aprofundar um pouco o que é a luz. A luz na forma como a conhecemos resulta de uma gama de comprimentos de onda a que o olho humano é sensível. Trata-se por isso de uma radiação electromagnética que se situa entre os limites da radiação infravermelha e a radiação ultravioleta, ou seja a gama visível. Mas para além da luz visível muitas outras gamas de frequências compõem o espetro, contribuindo para que hoje tenhamos uma imensidão de serviços associados a ele e muitas vezes sem nos apercebermos da sua existência: O espectro eletromagnético, esse fenómeno físico fantástico que envolve as nossas vidas.
2.2.
O Espetro Eletromagnético
A natureza tem a propriedade de transportar frequências na forma de
ondas eletromagnéticas e o homem aprendeu a utilizar essas ondas. Assim, as diferentes frequências foram divididas segundo as suas características, criando-se várias “famílias” ou gamas para as distinguir constituindo o espectro de frequências.
O
Espectro
Electromagnético
é
o
intervalo
da
radiação
electromagnética, que contém desde as ondas de rádio, às micro-ondas, infravermelho, a luz visível, os raios ultravioleta, os raios X, até à radiação gama. O espectro de ondas electromagnéticas engloba frequências que vão desde os poucos hertz até muitos giga hertz. ULHT/ Licenciatura Cinema Vídeo C.M
Página 2 de 20
| História e Tecnologias do Cinema
Júlio Barata |