Colorimetria
BRENDA BATISTA
DANIELLA GONÇALVES STEFANELLI
JÚLIA DE MARCHI MANTOVANI
TITULAÇÃO COMPLEXOMÉTRICA
Aracruz, 2012.
AMANDA BORGES SCAQUETTI
BRENDA BATISTA
DANIELLA GONÇALVES STEFANELLI
JÚLIA DE MARCHI MANTOVANI
TITULAÇÃO COMPLEXOMÉTRICA
Trabalho apresentado pelos alunos do 2º ano do Técnico Integrado de Química, do turno matutino, à disciplina de Análise Inorgânica Quantitativa e Qualitativa, sob orientação da professora Patrícia, do Instituto Federal do Espírito Santo.
Aracruz, 2012.
Sumário
Introdução 4
Objetivos 5
Materiais e Reagentes 6
Procedimento Experimental 7
Resultados e Discussão 8
Conclusão 9
Referências Bibliográficas 10
1. INTRODUÇÃO
Inúmeros são os métodos que compõe a química analítica, a volumetria, é apenas mais um desses. Responsável por identificar e quantificar espécies e elementos químicos é um método rápido, fácil e viável economicamente. O processo nada mais é que a adição de um reagente a uma solução em quantidade necessária para ocorrer determinada reação. (I)
Diversos são as técnicas de titulações, a mais comum é a de neutralização, que se dá entre espécies de caráter ácido ou básico, podendo esses ser fracos ou fortes. Há também a titulação de precipitação, que se dá através da reação em composto pouco solúvel, a de óxido-redução, na qual há transferência de elétrons entre agentes oxidantes e redutores, e por último, mas não menos importante, a titulação de complexação, a qual será trabalhada. (I) (II)
Também conhecida como complexometria, a titulação de complexação, consiste na formação de complexos estáveis entre um íon metálico e um agente quelante, o qual possui pares de elétrons inutilizados na ligação química primária, os quais atrairão eletrostaticamente o cátion presente na solução, resultando em ligações covalentes coordenadas. Mas, essa técnica foi inicialmente considerada limitada, uma vez que diversos eram os resultados obtidos, os quais a teoria existente não