colonizações do canada
DO
CANADÁ
Nome:Evelyn Daiana nº23 2º
A colonização do Canadá
A colonização do Canadá teve início fora do processo de expansão mercantilista que marca a Europa da Idade Moderna. Os primeiros estrangeiros a se fixarem aqui foram os vikings, que há cerca de 1000 anos promoveram um curto período de ocupação da Ilha de Terra Nova. Já nessa época, acredita-se que o contato entre os nativos e os europeus tenha sido marcado por uma série de conflitos.
Passados seis séculos, o navegador italiano Giovani Caboto, a serviço dos membros da Coroa Britânica, reivindicou o domínio europeu no ano de 1497. Logo em seguida, os franceses também se fixaram na região para imprimir as suas atividades de natureza colonial. Pela definição de algumas teorias, a aventura britânica e francesa pela América do Norte aconteceu como um desdobramento das tentativas de se buscar outra rota marítimo-comercial para o Oriente.
Mesmo não alcançando o tão cobiçado mercado oriental, os mercadores destas nações exploraram o pescado e as peles tão facilmente encontradas em terras canadenses. Além disso, vale destacar que a presença franco-britânica foi marcada por várias disputas que pretendiam impor a hegemonia de um só país no território colonial canadense. Por fim, observa-se que uma parte significativa do território acabou sendo controlada pelo governo britânico.
Somente no século XIX, os canadenses organizaram um gradual processo de emancipação do controle britânico na região. No ano de 1848, a Inglaterra autorizou os canadenses a conduzirem as suas próprias instituições políticas, desde que os assuntos de natureza externa permanecessem sob o controle do Império Britânico. Logo depois, o processo de expansão estadunidense transformou o cenário político deste território.
Com o fim da Guerra Civil dos Estados Unidos, lideranças políticas canadenses defendiam que a união política das províncias era fundamental para que os EUA não tentassem a anexação de seus