Colonização da america inglesa
COLONIZAÇÃO INGLESA
O início da colonização inglesa na América do Norte ocorre no princípio do século XVII,com a fundação da colônia de Virgínia. De modo contrário ao que ocorreu na América Espanhola e portuguesa, não foi a Coroa a articuladora da colonização, uma vez que este trabalho ficou mais a cargo de particulares e de Companhias de Comércio.
O grande motivo que atraiu as atenções dos ingleses que se dispuseram a vir para o continente americano foi, na realidade, um problema interno da Inglaterra: perseguições religiosas e políticas, além dos efeitos da expropriação dos camponeses (cercamentos).
As perseguições religiosas do século XVI e as perseguições políticas do século XVII (quando a Inglaterra foi abalada pelos conflitos entre o Parlamento e os reis Stuart) produziram uma grande emigração em direção ao continente americano, reforçada pela situação de miséria que se seguiu à política dos cercamentos dos campos ingleses. Os camponeses, expropriados e expulsos das terras, encontraram na emigração uma alternativa à miséria em que passaram a viver em solo inglês.
No litoral atlântico da América do Norte foram fundadas treze colônias, que apresentavam uma enorme diversidade entre si, mas que poderiam ser agrupadas em três conjuntos, conforme as condições econômicas e de povoamento.
COLÔNIAS DO NORTE – NOVA INGLATERRA - POVOAMENTO
As colônias do Norte, que também foram chamadas de Nova Inglaterra, e que se pode ver no mapa, foram povoadas por aqueles refugiados a que se fez referencia anteriormente, Economicamente, elas apresentaram uma situação peculiar: não se encontrou ouro e produtos agrícolas para oferecer ao mercado europeu, devido à semelhança climática da Europa.
Ali se desenvolveu, portanto, uma agricultura de subsistência, com propriedades minifundiárias que utilizaram mão-de-obra assalariada ou baseada na servidão por contrato (o colono queria vir para a América, mas como não tinha dinheiro para a