Colonias, homomorfas, heteromorfas e sociedades ecologicas
As sociedades constituem-se em aglomerados de indivíduos da mesma espécie que executam suas funções com a finalidade de beneficiar a população. As sociedades podem ser Homomorfas (indivíduos que têm a mesma forma e a mesma função) ou heteromorfas (seres que apresentam funções específicas e formas distintas). Iremos averiguar que as sociedades mais complexas caracterizam-se pela presença de indivíduos em castas.
As Colônias
As Colônias são formadas por vários seres vivos da mesma espécie que ficam agrupados formando uma entidade, onde interagem trabalhando em conjunto.
Essa relação intra-específica (relação entre indivíduos da mesma espécie), onde todos trabalham pelo bem comum é encontrada entre corais, esponjas, algumas bactérias e algas, medusas cnidárias, entre outros, sendo impossível a sobrevivência de um indivíduo se for separado da colônia.
Colônias Homomorfas (homotípicas) Nestas colônias os indivíduos relacionados são morfológica e fisiologicamente semelhantes. Não existe divisão de trabalho, uma vez que todos os seus componentes tem o mesmo papel biológico.
As colônias homomorfas podem ser verificadas em certas espécies de bactérias entre os corais e as cracas.
Colônias Heteromorfas Neste tipo de colônia, existem grupos de indivíduos morfológica e fisiologicamente diferentes, cada um adaptado na execução de determinada função. Isso significa a presença de uma nítida divisão de trabalho entre seus componentes. Como exemplo, citamos as caravelas, uma espécie de celenterado marinho, em que se encontram indivíduos especializados em promover proteção, defesa, flutuação, natação e reprodução.
Sociedades Ecológicas
Diferindo das colônias basicamente pela dependência física exibida por seus integrantes, as sociedades também são relações intra-específicas harmônicas. Ao contrario dos organismos coloniais, os organismos sociais podem não apenas deslocar-se livremente dentro da sociedade, como também abandonar o substrato de