Colonialismo Europeu
Campo Grande, MS
Disciplina : Geografia s: Agda Maria , Luciana Moura, Viviane Ner
3° Ano B Noturno
Colonialismo Europeu
♦ Colonialismo – é a forma mais comum e completa de domínio imperialista e que significa domínio exercido sobre territórios dependentes (Colónias) a nível militar, político, econômico, cultural e racial.
♦ A finalidade, contudo, era a mesma: explorar o país dominado. O objetivo da política neocolonialista era repartir o mundo entre as grandes potências capitalistas, ampliando e integrando os mercados mundiais. Por meio de uma estrutura que envolvia militares, funcionários e seus auxiliares, a metrópole impôs o controle político e econômico das regiões colonizadas.
Imperialismo foi um prática através da qual nações poderosas procuraram ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres, na busca de uma dominação com resultados econômicos e também políticos, ao mesmo tempo que adquiriam petróleo e matérias primas a custos vantajosos e vendiam seus excedentes de produção.
A imagem do próximo slide relata o que acabamos de ler!! Causas da expansão Colonial
Motivações que levaram os europeus a ocupar o continente africano pode-se relacionar pelo menos três fatores que, conjugados entre si, exerceram papel preponderante na ação colonizadora, quais sejam:
1- Motivação econômica, isto é, a fase pela qual passava o sistema capitalista europeu em expansão e busca de novos mercados, ao mesmo tempo em que se intentava aumentar as fontes de matérias-primas minerais e produtos agrícolas, além de áreas de investimentos para o capital excedente, numa tentativa de solução para graves problemas e contradições inerentes ao
2- Motivação política, ou seja, aspiração de alguns políticos e diplomatas europeus que visavam ampliar o poder internacional de suas nações (status), além de aspirações de cunho pessoal;
3 - Missão civilizatória europeia.
Argumento que na prática mais servia