Coletividade e Sociedade
A definição de sociedade consiste no consenso entre as pessoas para que haja um bem comum, que tem como finalidade favorecer o desenvolvimento do ser humano tanto espiritualmente quanto materialmente, moldando assim sua personalidade e seu papel na sociedade.
Cada indivíduo deve cumprir seu destino para atingir o pleno desenvolvimento físico, mental, emocional e ético, através de estruturas como o Estado, a sociedade e os grupos sociais. Ou seja, uma sociedade só visa o bem comum se promover o bem para a maioria de sua população. Se o contrário, é caracterizada como uma sociedade aleijada e deformada.
Na visão de Aron, o ideal de igualdade social é inviável, pois os indivíduos desempenham funções variadas dentro de uma sociedade, que consequentemente resultam em gratificações distintas. Assim, a igualdade social e diferenciação social se tornam inevitáveis e devem ser ajustadas na sociedade.
Azambuja, no entanto, caracteriza o ser humano e a sociedade como um só, por haver uma interferência mutua entre eles, e a existência da sociedade política está condicionada as interações recíprocas entre os indivíduos que a compõe, e caracterizada pelo conjunto organizado humano para fins coletivos e cooperativos.
Já Dallari, julga que os pensamentos humanos são aspectos de sociedade quando apresentam fins pertinentes ao bem comum, deixando evidente a pluralidade de sociedades.
Contudo, uma sociedade política pode ser resumida em toda comunidade suficientemente vasta e complexa, provida de território definido e dotada de autoridade centra, capaz de exercer poder coercitivo e de angariar respeito.
Segue-se os tópicos:
2.1 Ordem
Segundo Dallari, um grupo de pessoas que visam o bem comum formam uma sociedade apresentando objetivos adequados aos seus interesses. Por conseguinte deve ocorrer movimentos sociais, no qual o assunto seja de interesse comum,pois quando se vive em sociedade, onde o Estado é um meio que está diretamente ou indiretamente ligado aos