COLETA SELETIVA
VALDENE DE AGUIAR PARENTE
COLETA SELETIVA
Aluna: Maria Francisca Arruda Zopelari, trabalho apresentado à disciplina: Segurança no Trabalho III elaboração e avaliação do projeto do Curso Técnico em Segurança do Trabalho pelo CEPES (Centro de Educação Profissional Esperança), à Professora Hirlene Reis.
Santarém PA-2013
1-TITULO
COLETA SELETIVA
2-JUSTIFICATIVA
A questão da produção do lixo hoje é uma realidade existente e uma situação pela qual passa toda a sociedade.
Este fato nos leva a crer que de todo o lixo produzido se faz necessário pensarmos na sua reutilização nos seus mais variados aspectos. Mesmo assim, se observa que uma grande quantidade do lixo doméstico é desperdiçada, talvez pela falta da implantação de práticas de COLETA SELETIVA, bem como de um trabalho de conscientização por parte de alguns órgãos que desenvolvam políticas relacionadas ao meio ambiente.
Desse modo, a prática ou a implantação da COLETA SELETIVA seria uma forma de aproveitar alguns resíduos e materiais reutilizáveis, desafogando assim nossos aterros sanitários.
Nessa perspectiva do desenvolvimento do trabalho da COLETA SELETIVA surge com o objetivo de buscar com essa prática o sustento de famílias que sobrevivem do trabalho de coleta.
Essas entidades classista conta com um quadro de sócios composto por adultos, jovens, mulheres e homens na sua maioria analfabetos, excluídos da sociedade e sem condições de desenvolveram outra atividade produtiva em virtude da falta de formação adequada.
Essas entidades tem todo um aparato legal e seu objetivo é contribuir para a valorização e preservação do meio ambiente, através de ações que integram o poder público, empresas privadas, clubes sociais e de serviços, associações de moradores, escolas e instituições de ensino superior, como também melhorar as condições de vida de seus associados.