Administração de Produção e Operações
Passo 1:
O homem é um ser criativo e desde o princípio da civilização, ele inventava e produzia os instrumentos de caça para a coleta de alimentos que iriam garantir a sobrevivência da espécie humana.
Conforme o homem foi evoluindo, as necessidades dele também foram aumentando e com isso a produção desses instrumentos também aumentava, sendo a atividade artesanal então, a primeira atividade produtiva organizada.
Depois disso foram sendo inventadas as máquinas a vapor e a padronização dos produtos, assim foram evoluindo até os dias de hoje, onde máquinas já podem substituir alguns trabalhos humanos.
Hoje, as empresas buscam, incessantemente, a melhor maneira de executar as atividades com o mínimo de custos.
Conceitos da Administração da Produção:
Just in time: é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.
Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.
O conceito desse sistema está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo.
Engenharia Simultânea: A engenharia simultânea caracteriza-se por um ambiente de projeto mais integrado e compreensivo, com grande acesso e troca de informações entre os membros da equipe multidisciplinar.
Envolve a participação de todas as áreas funcionais da empresa no desenvolvimento do projeto do produto.
Clientes e fornecedores são também envolvidos com objetivos de reduzir prazos, custos e problemas de fabricação e comercialização;
Tecnologia de Grupo: A Tecnologia de Grupo (TG) é uma filosofia de manufatura na qual peças ou outros objetos (planos de processo,