Coleta Seletiva e Lixo Eletronico
O programa de coleta seletiva do Poder Judiciário atende a determinação da Resolução nº. 05/09-TJSC e dá destinação adequada a todos os tipos de resíduos produzidos pela instituição. Recentemente, o sistema foi ampliado e otimizado sob as diretrizes da Lei nº.12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos).
A gestão da coleta é dividida em Resíduos Classe 2 (não perigosos) e Resíduos Classe 1 (perigosos). Os serviços são regulares, contínuos e divididos em etapas que preveem o armazenamento, a pesagem, o transporte e a destinação final conforme a legislação vigente. Conheça o destino dado aos resíduos em Infográfico Rota do Lixo no TJ.
Para que a coleta seletiva realmente aconteça é necessária a colaboração dos usuários no momento do descarte, ao zelar para que cada tipo de material (plástico, papel, metal, lixo sujo, etc.) seja colocado no coletor apropriado. Também é importante que o material esteja limpo.
1- BENEFÍCIOS GERADOS PELA COLETA SELETIVA
2- CONHEÇA O SEU LIXO
3- PARA CADA TIPO DE RESÍDUO, UM COLETOR DIFERENTE
4- DESCARTE DOS RECICLÁVEIS E DOS REJEITOS
5- DESCARTE DE ORGÂNICOS
6- DESCARTE DE ÓLEO DE COZINHA USADO
7- DESCARTE DE RESÍDUOS POTENCIALMENTE PERIGOSOS
8- DESCARTE DE RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS
9- DESCARTE DE MEDICAMENTOS
1- BENEFÍCIOS GERADOS PELA COLETA SELETIVA
Benefício Ambiental:
O que seria "lixo" irá transformar-se em novo produto. Por meio da reciclagem, aumenta-se o ciclo de vida da matéria, o que evita o desperdício de recursos naturais e preserva o meio ambiente.
Benefício Econômico e social:
O descarte correto otimiza o processo de reciclagem porque evita perdas e aumenta o valor de revenda do material. Quanto mais limpo, inteiro e bem separado, maior o valor agregado e mais retorno financeiro terão as Cooperativas de Catadores, que possibilitam a inclusão social e devolvem dignidade à vida de muitas pessoas, geralmente moradores de rua. 2- CONHEÇA O SEU LIXO
RESÍDUOS