Trabalho Conhecimento
Será utilizada a expressão LER/DORT como referência a um conjunto de distúrbios relacionados ao trabalho, caracterizados pela ocorrência de vários sintomas concomitantes ou não, tais como: dor, desconforto, formigamento, dormência, sensação de peso, fadiga, de aparecimento insidioso, geralmente nos membros superiores, mas podendo acometer membros inferiores. Muito embora possam expressar-se como uma patologia definida (como as tenossinovites, sinovites, compressões de nervos periféricos, síndromes miofasciais), são também comumente síndromes dolorosas regionais não especificas. Também se caracterizam por causar incapacidade para o trabalho por períodos extensos, e muitas vezes, de forma permanente. A sobrecarga pode ocorrer pela utilização excessiva de determinados grupos musculares em movimentos repetitivos, associados, ou não à exigência de esforço localizado, pela permanência de segmentos do corpo em determinadas posições por tempo prolongado, particularmente quando essas posições exigem esforços ou resistência das estruturas muscuesqueléticas contra a gravidade. (SOUZA FILHO, 2006)
SOUZA FILHO, Geraldo de Azevedo e. Avaliação de risco para LER/DORT em empresa metalúrgica - uma experiencia de utilização do índice de TOR-TOM e protocolo rodgers de avaliação de postura. 2006. 113 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Por causa de uma coluna mal posicionada, temos então um paciente sujeito a dores. As vértebras cervicais sofrem quando o pescoço e os ombros estão tensos. Independentemente do tipo e da causa da dor, um fator comum em todos os casos, é uma tensão e contração contínua dos músculos que circundam o pescoço. É muito comum também, e você vai lendo e vai se identificando, ter ombros elevados e rotados para dentro, a cabeça fica ligeiramente projetada para frente e com o tronco mais encurvado para frente também. A sua respiração tende a ser encurtada com pouco