Colesterol
Colesterol é um álcool policíclico de cadeia longa, usualmente considerado um esteróide, ele é encontrado nas membranas celulares e transportado no plasma sanguíneo de todos os animais.Nos mamíferos ele é um componente essencial de suas membranas celulares.Não existindo nenhum colesterol de origem vegetal, o colesterol é o principal esterol sintetizado pelo corpo humano.
Apesar de ser um componente muito importante na vida animal ( dando uma ênfase aos humanos), ele pode prejudicial em excesso . Pois, O colesterol é insolúvel em água e, consequentemente, insolúvel no sangue. Para ser transportado através da corrente sanguínea ele liga-se a diversos tipos de lipoproteínas, partículas esféricas que tem sua superfície exterior composta principalmente por proteínas hidrossolúveis.
Existem vários tipos de lipoproteínas, mas somente duas são mais usadas principalmente em exames de sangue. A seguir, vejamos sobre duas dessas lipoproteínas. lipoproteínas de baixa densidade (Low Density Lipoproteins ou LDL): acredita-se que são a classe maléfica ao ser humano, por serem capazes de transportar o colesterol do fígado até as células de vários outros tecidos. Nos últimos anos, o termo (de certa forma impreciso) "colesterol ruim" ou "colesterol mau" tem sido usado para referir ao LDL que, de acordo com a hipótese de Rudolf Virchow, acredita-se ter ações danosas (formação de placas ateroscleróticas nos vasos sanguíneos). lipoproteínas de alta densidade (High Density Lipoproteins ou HDL): acredita-se que são capazes de absorver os cristais de colesterol, que começam a ser depositados nas paredes arteriais/veias (retardando o processo aterosclerótico). Tem sido usado o termo "colesterol bom" para referir ao HDL, que se acredita que tem ações benéficas.
Como vimos, temos dois tipos de colesterol; o bom(HDL) e o ruim(LDL) e como hajem no nosso corpo. Citando o colesterol LDL, podemos destacar uma coisa; sendo considerado um colesterol ruim, ele deve ter uma baixa