Colecistectomia
Patologia da doença: A doença da vesícula biliar consiste em inflamação, infecção, cálculos ou obstrução da vesícula biliar.
A vesícula biliar é uma bolsa localizada sob o fígado. Ela armazena e concentra a bile produzida pelo fígado.
Entre os tipos de doenças da vesícula biliar estão:
Colecistite (inflamação da vesícula biliar);
Cálculos biliares (colelitíase);
Doença da vesícula biliar de cálculos crônicos (na qual os movimentos naturais necessários para o esvaziamento da vesícula não acontecem corretamente);
Gangrena ou abscessos;
Formações de tecidos (pólipos) na vesícula;
Defeitos da vesícula biliar presentes no nascimento (congênito);
Colangite esclerosante;
Tumores da vesícula biliar e do ducto biliar.
Os problemas mais comuns são a Colecistite e a Colelitíase.
O que é colelitíase ou pedras na vesícula?
É a presença de pedras na interior da vesícula biliar. A vesícula é um pequeno órgão em forma de saco, localizado próximo ao fígado. Ela armazena a bile, um líquido amarelo esverdeado espesso produzido pelo fígado. Após a alimentação, a vesícula se contrai liberando bile ao intestino, esta entra em contato com o alimento, continuando a digestão iniciada pelo estômago. A função básica da bile é digerir as gorduras e ajudar na absorção de importantes nutrientes como as vitaminas A,D,E e K.
Ela é composta por água, colesterol, sais biliares, bilirrubinato e lecitina. Em equilíbrio, estas substâncias mantêm a bile em estado líquido. Quando o colesterol, os sais biliares ou os bilirrubinas são produzidos em excesso pelo fígado, há precipitação formando pequenos grânulos. Estes grânulos iniciam a formação dos cálculos biliares ou cristais.
A formação destes cálculos está mais relacionada a fatores metabólicos, hereditários e orgânicos do que à ingestão alimentar então a alimentação não interfere muito neste processo.
A indicação cirúrgica é comprovada no momento que é diagnosticada a pedra na vesícula através