Cola
EXERCÍCIO 1 – – Leia o texto a seguir.
Pesquisa de Mídia.
Até bem pouco tempo atrás, o departamento de pesquisa era quase um departamento de auxílio técnico-computacional. Suas funções limitavam-se a receber e analisar os dados de audiência da TV e Rádio (já que jornais e revistas possuem medições próprias, que cedem gratuitamente às agências) e auxiliar o pessoal do planejamento de mídia a operar os softwares de caculo e na construção de planilhas. Quer dizer, a pesquisa passava 80% do tempo fazendo cálculos matemáticos e estatísticos ou planilhas de Excel.
Essa realidade mudou completamente. Nos dias de hoje a área de pesquisa de mídia:
Agora, a partir do texto acima e das informações que constam na apostila, na AULA 1, assinale nas alternativas a seguir quais são verdadeiras e quais são falsas. (valor 2,5)
(V ) - Passou a ser um laboratório experimental, onde as diversas novidades associadas às tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) são postas a prova. (F) – Passou a estreitar os laços com os veículos de comunicação, na busca de dados e estatísticos já prontos, que poupem a agência do trabalho de fazer as próprias contas. (V) – Tornou rotina a verificação constante dos dados recebidos tantos dos veículos quanto dos institutos de pesquisa. (V) – Tornou rotina “estar atento” às novas tendências do mercado, tanto no que diz respeito ao surgimento de novos meios, quanto no que diz respeito a novos métodos de mensuração. (F) – Passou realizar o trabalho do departamento de criação, na medida em que as novas mídias pedem agilidade e rapidez na produção, que o pessoal da criação, preocupado com questões estéticas, não consegue ter.
EXERCÍCIO 2 – Leia as assertivas abaixo, a respeito da configuração de um Departamento de Mídia de uma agência de publicidade.
I - A maioria das agências ainda utiliza um modelo de Departamento de Mídia que surgiu na década de 1970, dividindo o Departamento de Mídia