Cola
Proteínas> são formadas a partir da ligação em sequência de apenas 20 aminoácidos.
É o radical "R"> quem define uma série de características dos AA, tais como polaridade e grau de ionização em solução aquosa.
Classificação dos aminoácidos>De acordo com o número de agrupamentos amino e carboxila presentes na molécula> De acordo com a cadeia lateral (R): alifáticos, aromáticos e heterocíclicos,>De acordo com a reação em solução: aminoácidos neutros, ácidos e básicos
.>De acordo com a polaridade do grupo R.
AMINOÁCIDOS APOLARES>Grupo R hidrofóbico; (oleosos) porque são hidrofóbicos assim como os lipídios. Grupos R; constituídos por cadeias orgânicas com caráter de hidrocarboneto que não interagem com a água.
TAMPÃO> substância que mantem inalterado seu pH após adição de ácido ou bases.
SISTEMA TAMPÃO> conjunto constituído de um ácido fraco e sua base conjugada. pK> constante de equilíbrio ou dissolução. pI> corresponde ao pH em que 100% das moléculas encontra-se com carga neutra, estado isoelétrico, região tamponante.
Equação de Henderson-Hasselbach>Expressão que correlaciona pK e pH de um componente no meio ao qual se encontra.
Carboidratos>Maior fonte de energia para os organismos.>São distribuídos em plantas e animais, onde desempenham funções estruturais e metabólicas.>Os animais podem sintetizar carboidratos a partir de gorduras, proteínas, porém a maior parte advém de plantas.
Funções dos carboidratos>Fornecimento de energia>Depósito de energia no corpo>
Componentes de membrana celular>Componente estrutural-parede celular de bactérias, parede celular de vegetais, exoesqueleto de insetos, compõem a molécula de DNA e RNA .
Classificação dos carboidratos> Açúcares de baixo peso molecular; monossacarídeos e oligossacarídeos, simples e solúveis em água.> Açúcares de alto