Cola na web
O Brasil é reconhecido mundialmente como um país com características excelentes para a produção de alimentos, sendo um dos maiores exportadores do mundo.
Conforme dados da revista Food Service, o setor de alimentação está crescendo, em média, cerca de 3% ao ano, caracterizando este mercado como em expansão e ótimo para investimentos.
Ainda segundo a mesma fonte, citando a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), as despesas com alimentação fora de casa representam aproximadamente 24% dos gastos dos brasileiros.
Dentre os segmentos desse mercado podemos destacar o de Buffet, que se caracterizam por prestar serviços de alimentação em locais específicos como festas, residências particulares, confraternizações, festas de fim de ano, formaturas, aniversário. Essa diversidade possui duas características distintas. Se por um lado é bom, pois amplia as possibilidades de negócios, pode trazer consigo armadilhas, principalmente em momentos de crises, pois geralmente as festas de fim de ano, os casamentos e afins, acabam por reduzir a procura.
É um mercado em que o empreendedor deve estar muito atento, estar constantemente avaliando o mercado e as tendências e os períodos de sazonalidade. Neste último item, importante se atentar para o mês de maio, onde ocorrem muitas festas de casamento, e os meses do fim do ano, que possuem diversas festas de confraternização, formaturas, de ano novo.
As principais estratégias a serem adotadas pelo empresário que quiser investir nesse ramo, conforme exposto pela Food Service, são a qualidade no serviço, especialização contínua dos funcionários, ações de marketing e equipamentos avançados, para fidelizar seus clientes. Em um mercado extremamente competitivo, essas empresas devem garantir, com essas ações, cada vez mais o seu lugar de destaque e o sucesso do negócio.
Há pouco menos de quinze anos, existiam poucos buffets especializados em serviço de gastronomia flexível , mas sofisticado no Brasil.