Cognição
A cognição é aquisição de conhecimento, um mecanismo de conversão que é captado pelo nosso modo de ser interno. È um processo pelo qual o ser humano passa a interagir com seus semelhantes e com o meio em que se vive, sem perder sua existência. Ela começa com captação dos sentidos e logo em seguida com a percepção. È um processo de conhecimento, tem como material a informação de onde vivemos e o que está em nossa memória.
De uma maneira simples podemos dizer que a cognição é o que o cérebro recorda e pensa sobre toda informação dada pelos nossos cincos sentidos.
TEORIA COGNITIVA A Teoria Cognitiva foi desenvolvida pelo suíço Jean Piaget (1896 – 1980). A teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo classifica o desenvolvimento em quatro etapas, e comprova que os seres humanos passam por uma série de mudanças previsíveis e ordenadas.
Ele separa o processo cognitivo inteligente em duas palavras: aprendizagem e desenvolvimento. A aprendizagem faz referência a uma resposta particular, aprendida em função da experiência, obtida de forma (sistematizada) ou não. Responsável, portanto pela formação do conhecimento.
Para Piaget, a aprendizagem se dá através dos processos de assimilação, acomodação e os esquemas.
Os estágios do desenvolvimento são:
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA (0 – 2 anos) Jean Piaget (1967) considerava que o bebê nasce com ferramentas básicas para a construção do conhecimento, sendo um ser ativo no seu desenvolvimento, naturalmente curioso, engajado na exploração do meio, buscando o entendimento, o conhecimento do mundo e buscando adaptar-se a ele. De acordo com Piaget (1967), o desenvolvimento cognitivo é marcado por estágios, cada um desses é caracterizado por uma forma distinta de pensar a respeito do mundo e de compreendê-los. As idades indicadas são sempre aproximadas, há variações individuais de acordo com habilidades me experiência, A criança de zero e dois anos esta no estagio