cofen
ENFERMAGEM/ TURMA B
COFEN
CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM
PARNAMIRIM
OUTUBRO/2014
FACULDADE TALLES DE MILETO
ENFERMAGEM/ TURMA B
COFEN
CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM
RAURYCÉLIA DANIELLE ALVES BEZERRA
PROF.ª: MILENA LOURENÇO
PARNAMIRIM
OUTUBRO/2014
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem finalidade de trazer conhecimento ao acadêmico de Enfermagem a respeito da instituição COFEN.
Com a normatização e fiscalização do exercício da profissão de Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, para conhecimento de seus direitos e deveres para com o cliente e a sociedade em sua prestação de serviços.
2
COFEN (Conselho Federal de Enfermagem)
O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e os seus respectivos Conselhos Regionais (CORENs) foram criados em 12 de julho de 1973, por meio da Lei 5.905.
Juntos, eles formam o Sistema COFEN/CORENS. Estão subordinados ao Conselho Federal todos os 27 conselhos regionais localizados em cada estado brasileiro.
Filiado ao Conselho Internacional de Enfermeiros em Genebra, o COFEN existe para normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços prestados pelos participantes da classe e pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional.
Atualmente, o órgão é presidido pelo Dr. Manoel Carlos Néri da Silva que, desde 23 de outubro de 2007, ao assumir o cargo, busca não apenas o crescimento do conselho, mas o reconhecimento e a valorização da profissão. A sede do COFEN está situada na SCLN Quadra 304, lote 09, bloco E, Asa Norte, em Brasília, Distrito Federal.
Principais atividades do COFEN:
- Normalizar e expedir instruções para uniformidade de procedimentos e bom funcionamento dos