Coesão
por substituição: uso de pronomes, numerais, artigos, elementos de conexão ou expressões de síntese (resumo) e elipse (omissão de termo facilmente reconhecido).
por reiteração: sinonímia, repetição, expressões equivalentes.
Coesão sequencial
de tempo
por conexão
Vejamos como funcionam essas formas de entrelaçamento dos elementos que constituem um texto.
A Coesão referencial por substituição se dá por diferentes recursos, a saber:
1) Pelo uso de pronomes pessoais de 3ª pessoa (retos e oblíquos), possessivos, demonstrativos; por expressões adverbiais que indicam localização (a seguir, acima, abaixo, anteriormente, aqui, onde); por numerais e artigos, para citação e retomada de elementos do próprio texto. Esses recursos podem se referir a elementos já citados no texto ou facilmente identificáveis pelo leitor. Podem também se referir, por antecipação, a elementos que serão citados na sequência do texto. Observe os exemplos:
a) Paulo e José apresentam gostos afins. Apesar disso, têm personalidades diferentes.
Este não manipula as pessoas para gostarem das mesmas coisas; aquele o faz.
Explicação: O termo isso retoma o predicado apresentam gostos afins; este recupera a palavra José; aquele, recupera o termo Paulo; o pronome demonstrativo o retoma a informação manipula as pessoas para gostarem das mesmas coisas.
b) Qualquer que tivesse sido seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele, o professor, gordo e silencioso, de ombros contraídos.
Explicação: O pronome possessivo seu e o pronome pessoal reto ele antecipam a expressão o professor.
2) Por elipse, um recurso que se dá pela omissão de elementos facilmente identificáveis ou já citados anteriormente no texto. Algumas vezes, essa omissão é marcada por uma vírgula. Pronomes, verbos, nomes e frases inteiras podem estar implícitos. a) O estudante recolheu-se cedo. Sabia que