Biossegurança
Bem, quando falamos em segurança, não a nada melhor em um ambiente de trabalho ou em outros ambientes que seja, mas quando se fala em biossegurança, falamos da responsabilidade que essa palavra nos trás com a definição BIOS: Vida/ SEGURANÇA: Técnicas, precauções etc.
Sou estudante de Fisioterapia e Bombeiro Civil e sei que biossegurança é conjunto de estudos, técnicas e procedimentos que visam prevenir ou controlar os riscos e as consequências da manipulação de uma determinada atividade em um meio ambiente.
Sei a importância de uma biossegurança bem aplicada dentro de uma empresa, isso faz com que todos colaboradores respeite os limites da sua segurança no meio ambiente, fazendo com que os mesmo previnam-se aos riscos que poderão ameaçar a sua vida e até mesmo a vida de outras pessoas ao seu redor.
Dentre o texto expresso pela professora se destaca uma frase importante:
“Na imagem a cima, pode-se ver um pato, mas também se pode ver um coelho. A figura é uma só, mas a maneira como cada um a vê diferente. Da mesma forma funciona com o risco: ele só será identificado como perigo pelo colaborador que conseguir percebê-lo assim”.
Por essa definição nos Técnico de Segurança do Trabalho devemos sempre alertar os colaboradores aos riscos inerentes dentro e fora do cotidiano de trabalho. De que forma?: Campanhas, Palestras, Capacitação do Trabalhador, Seminários, Treinamento periódicos de multiplicadores de Biossegurança, Gincanas, DDS (Dialogo diário de Segurança), estudos de Casos sobre a Realidade de Serviço dentre outras.
Devemos mostra aos Trabalhadores que somos seres humanos que devemos se preocupar com a vida e segurança da gente e das pessoas ao redor.
Sou Bombeiro Civil e sempre uso essa frase: Em primeiro lugar a vida, em segundo lugar o meio ambiente, e em terceiro lugar o patrimônio, cautela e técnica sempre.