coerência e coesão
UNIDADE 5 COERÊNCIA E COESÃO
Belo Horizonte
1º sem. 2014
COERÊNCIA E COESÃO
A COERÊNCIA
Leia o que se segue sobre coerência.
Coerência
A coerência está ligada à compreensão, à possibilidade de interpretação daquilo que se diz ou se escreve. Em outras palavras, a coerência diz respeito ao sentido produzido pelo texto. Ela caracteriza-se por uma interdependência de sentido entre os elementos constituintes do texto. O texto, para ser coerente, deve ser uma “unidade de sentido”, deve nos permitir ler e identificar do que ele trata, identificar o tema, o assunto, articulando todas as suas partes e ideias a fim de que possamos construir o sentido do seu “todo”.
A coerência depende de uma série de fatores, tais como: o conhecimento do mundo e o grau em que esse conhecimento deve ser ou é compartilhado pelos interlocutores; o domínio das regras que norteiam a língua – o que possibilita as várias combinações dos elementos linguísticos; os próprios interlocutores, considerando a situação em que se encontram, as suas intenções de comunicação, suas crenças; a função comunicativa do texto.
Exemplos de textos incoerentes
Em uníssono, a plateia verbalizou seu apoio tácito à proposta do orador. (Se o apoio é tácito, não pode ser verbalizado.)
Eles bateram seus machados contra aquele tronco centenário, contudo a árvore tombou em minutos. (A relação estabelecida por contudo é adversativa, mas a segunda oração não se opõe à primeira.)
A COESÃO
Leia o que se segue.
Quando lemos com atenção um texto bem construído, não nos perdemos por entre os enunciados que o constituem, nem perdemos a noção de conjunto. Com efeito, é possível perceber a conexão existente entre os vários segmentos de um texto e compreender que todos estão interligados entre si.
A título de exemplificação do que foi dito,