Coerência Textua
Elementos lingüísticos
Para estabelecer a coerência é indiscutível a importância dos elementos lingüísticos do texto. A ordem de apresentação dos elementos e o modo como se inter-relacionam são de extrema importância para construção da coerência.
Conhecimento de mundo
O conhecimento de mundo é de suma importância para o estabelecimento da coerência. Este conhecimento é gradual, acontece à medida que vivemos, armazenamos em blocos, que se denominam modelos cognitivos. Observe alguns exemplos abaixo para melhor entendimento:
a) Os frames- verão: (praia, passeio,etc.) carnaval: (confetes, desfile, etc.)
b) Os planos- como farei para comprar um carro (todo meu planejamento de economia)
c) Os scripts- casamento religioso, todo ritual e sermão da cerimônia.
Alem do conhecimento de mundo, é necessário o conhecimento científico, que dará base para discernir um texto científico do conhecimento comum.
Conhecimento partilhado
É necessário que produtor e receptor de um texto possuam uma boa parcela de conhecimentos comuns, para facilidade entendimento e explicitude do texto. E para que um texto seja coerente é preciso haver equilíbrio entre informação dada e informação nova.
Inferências
É a forma como o receptor (leitor/ouvinte) de um texto determina uma relação não explícita entre dois elementos de certo texto que ele busca compreender e interpretar, porém para esta relação é necessário o conhecimento de mundo. Observe exemplos de frases com inferências:
Marta comprou uma casa na praia.
Inferências:
a) Marta tem uma casa na praia.
b) Marta tinha dinheiro para comprar a casa.
c) Marta é rica
d) Marta é melhor companhia que você.
Fatores de Contextualização
São aqueles que prendem o texto em uma situação comunicativa determinada. Sem os elementos contextualizadores, fica difícil decifrar a mensagem. Segundo Marcushi-1983, podem ser de dois tipos: os contextualizadores propriamente ditos e os perspectivos ou