Coerencia
Disciplina: Comunicação escrita
Matéria: Coesão e Coerência. (Pág.: 19)
Aluno: Adriano G. Ferreira / Logística / Mat. 109108364
A coerência é importante no texto, pois se dá um sentido completo no texto, suas idéias e seus argumentos têm sentido em todo o texto. Enquanto, a coesão seria as articulações gramaticais existentes entre as palavras e o correto emprego das palavras, acentuações, concordâncias, orações e seus elementos coesivos no texto. Ela (coesão) é responsável pela clareza e precisão das idéias no texto.
Exemplo de incoerência:
Devo confessar que morria de inveja de minha coleguinha por causa daquela boneca que o pai lhe trouxera da Suécia: ria, chorava, balbuciava palavras, tomava mamadeira e fazia xixi. Ela me alucinava. Sonhei com ela noites a fio. Queria dormir com ela uma noite que fosse.
Um dia, minha vizinha esqueceu-a em minha casa. Fui dormir e, no dia seguinte, quando acordei, lá estava a boneca no mesmo lugar em que minha amiguinha havia deixado. Imaginando que ela estivesse preocupada, telefonei-lhe e ela mais do que depressa veio buscá-la.
Podemos observar, claramente, que há falta de coerência no texto acima apresentada, pois não há sentido entre as parte no texto, não há formação de uma idéia clara e objetiva, seus argumentos são pobre e não há harmonia entre as palavras e orações no texto.
Exemplo de coesão:
“Os sem-terra fizeram um protesto em Brasília contra a política agrária do país, porque consideram injusta a atual distribuição de terras. Porém o ministro da Agricultura considerou a manifestação um ato de rebeldia, uma vez que o projeto de Reforma Agrária pretende assentar milhares de sem-terra.”
JORDÃO, R., BELLEZI C. Linguagens. São Paulo: Escala Educacional, 2007, 566 p.
As palavras marcadas no texto nos mostram os elementos responsáveis pela coesão do texto.
Para ser considerado um bom texto, não