Coelho Flanders
A característica maior desse coelho é o seu grande tamanho e peso. Sua cabeça é grande, mais larga que comprida, arredondada, possuindo certa convexidade no perfil, nos machos de idade avançada. Os olhos são grandes, brilhantes e expressivos; as orelhas longas, largas e em pé, abertas em "V", tendo as extremidades arredondadas em colher. O corpo é grande, peito largo, dorso e rins compridos bem horizontais, espessos e bem musculados; a .papada é desenvolvida nas fêmeas, mas é apenas perceptível no macho; a garupa é arredondada; patas longas, fortes, bem aprumadas; a cauda longa, direita, bem encostada ao corpo.
Seu pêlo é curto e liso; quanto à coloração, há quatro variedades de pelagens: a cor de lebre, a cor cinzenta ferro, a cor branca e a negra.A variedade cor de lebre apresenta o ventre, a parte inferior da cauda e das patas, esbranquiçados. Nessa variedade as regiões acinzentadas, às vezes, possuem uma tonalidade amarelada e, para se evitar esse defeito, é necessário introduzir, de vez em quando> um reprodutor de pelagem mais escura.
A variedade branca possui uma pelagem, uniforme muito apreciada em peleteria. Essa variedade é mais conhecida como gigante de Luxemburgo ou ainda por gigante branco. Nos julgamentos, serão desclassificados os animais com orelhas caídas ou pontas quebradas, de pêlos longos, manchas brancas na cabeça, no focinho ou sobre as patas; patas tortas, dorso anguloso, papada irregular; cauda torcida; peso insuficiente (menos de 5 quilos).
http://www.coelhosdoisirmaos.com.br/?Area=Gigante