Codificações NRZ e manchester
A codificação NRZ (que significa No Return to Zero, ou seja, não Regresso a Zero) é o primeiro sistema de codificação, pois é mais simples. Consiste muito simplesmente em transformar o 0 em - X e o 1 em +X, desta maneira tem-se uma codificação bipolar na qual o sinal nunca é nulo. Por conseguinte, o receptor pode determinar a presença ou não de um sinal.
Existem 3 tipos de codificação NRZ:
NRZ unipolar-Estes tipos de codificação é o mais simples (a sua única vantagem). Apresenta alguns problemas, como por exemplo a componente DC são nulas e os longas sequências de Zeros e uns determinam que facilmente perca sincronização. Os limites de onda estão sempre entre 0 e 1 e tornam os valores quando o bit a codificar em 1 e 0 quando Beta a codificar é 0. É utilizado para gravação digital em suportes magnéticos.
NRZ polar-Este tipo de codificação apresenta as mesmas vantagens e desvantagens do anterior. Os limites de onda estão entre -1 e 1. A onda codificada torna o valor 1 quando o bit a codificar é 1 toma o valor de -1 quando bit a codificar é 0 também é usado para gravação digital em suporte magnético.
NRZ bipolar (AMI) -Este tipo de codificação resolve o problema relativo do componente DC mas sofre igualmente de perda do sincronismo uma facilidade. Os limites da onda neste tipo de codificação entre -1 e 1. Toma o valor 0 quando o bit a codificar é grau e toma o valor 1 e -1 alternadamente quando o bit a codificar é 1. É utilizado nas interfaces RDIS.
PROBLEMAS
Mas, para que a amostragem seja equivalente à informação transmitida, o receptor e o transmissor devem estar sincronizados em freqüência e fase, o que é geralmente difícil de resolver. O sincronismo da freqüência pode ser conseguido utilizando osciladores com freqüências idênticas e, na verdade, são difíceis de serem conseguidos. Já o sincronismo da fase deve prover de um mecanismo que dispare os circuitos osciladores de transmissão e recepção ao mesmo tempo! Aqui está o grande