Arquitetura von newmann
I
Princípios Básicos Sobre Transmissão Digital
Distorções
Em um sistema de telecomunicações, existem diversos fatores, que podem levar à distorções no sinal transmitido. Entre esses fatores, pode-se citar: ¨ Distorções causadas por características não lineares dos equipamentos empregados no processo de transmissão. ¨ Distorção de intermodulação em equipamentos de transmissão analógicos. ¨ Distorção de quantização em equipamentos de transmissão digital. ¨ Distorções lineares, causados por uma resposta de amplitude ou resposta de fase não ideal dos diversos meios de transmissão empregados no sistema.
Distorções não lineares e lineares
As distorções não lineares se caracterizam pelo aparecimento, na saída do dispositivo, de componentes de frequência diferentes daquelas existentes na entrada. Esses componentes quando somados às origens, fornecem um sinal distorcido. De um modo geral, pode-se verificar a linearidade de um dispositivo qualquer medindo sua característica de transferência. Essa característica seria definida, por exemplo, pela relação VS/Vi, onde: Vs - valor instantâneo do sinal de saída V¡ - valor instantâneo do sinal de entrada O sistema será considerado linear quando a referida característica de transferência puder ser representada por uma reta, conforme mostra a Figura 1.1. Quando essa característica não for uma reta, então, diz-se que o sistema é não linear.
2 |
Rede de Computadores – Convergência das Redes
Figura 1.1 - Distorções lineares e não lineares.
Nesse caso, é possível aproximar-se, na maioria dos casos, a característica Vs/Vi por curva polinomial de grau n. A característica de não linearidade acarreta distorções não lineares. Para efeito de estudo, suponha que: V¡ = A.sen(xt), portanto um sinal senoidal de frequência angular x, e Vs = A.sen(xt) + A.sen(2xt) Observa-se que na saída surge uma frequência (2x), não sendo conservada apenas a frequência fundamental, acarretando que a forma de onda de saída