Codec
Antônio Honorato Neto Piccinini
11.109.001-5
Murilo Bassoli
11.109.584-0
Rafael Gaviolli
11.109.533-7
CODEC
São Bernardo do Campo
2013
SUMÁRIO
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo apresentar de forma específica todos os codecs utilizados na transmissão do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre.
Serão apresentados MPEG-2, MPEG-4, H.264 e AAC.
Os parâmetros importantes para o entendimento completo dos codecs também é apresentado, de modo a deixar explanação dos itens de forma mais clara e específica ao leitor.
Palavras Chave: Codec. SBTVD. MPEG
1 INTRODUÇÃO
Com a crescente utilização de dados cada vez maiores, se torna essencial uma compactação de vídeo para as aplicações multimídia. Para tal, existem algumas razões que justificam esta utilização. São elas:
Há a necessidade de armazenamento de dados multimídia;
Com dados multimídia de tamanho muito grande, a velocidade de armazenamento e de transferência se torna relativamente baixa;
A largura de banda da rede que não permite a transmissão de vídeo em tempo real;
Um dos grandes problemas dos vídeos é a redundância de imagem e temporal e a compressão se concentra justamente em eliminar estas redundâncias e deixar o vídeo o mais limpo possível pois, como os humanos são os usuários, existe uma tolerância razoavelmente boa a erros de informação.
Esse trabalho tem por objetivo apresentar as formas de codificação utilizadas na transmissão aplicáveis ao Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD). Para tal, primeiramente, será realizada uma explanação de conceitos básicos para o entendimento sobre Codecs.
2 CODECS
Codec é o acrônimo de Codificador e Decodificador, dispositivo de hardware ou software que codifica ou decodifica sinais.
Existem dois tipos de codecs, os sem perdas e os com perdas de informação (lossless e lossy, respectivamente, em inglês).
Os codecs sem perdas são ferramentas que